Adaptação Tecnológica de um Protótipo de Biodigestor em escala reduzida para geração de energia

Sacha C. N. Aquino, Tiago L. Bortoli, Himilsys H. Gonzales, Leonel M. D. Morales

Resumo


O crescimento da demanda por recursos ambientais não renováveis para geração de energia em paralelo com o aumento da produção de resíduos sólidos acarretou na necessidade por medidas sustentáveis para uma melhoria, tanto na qualidade de vida da população, quanto na problemática ambiental. No Brasil são comuns problemas ambientais relacionados com a inadequada disposição dos resíduos sólidos, fomentando assim a degradação do solo e a contaminação dos rios e lençóis freáticos por meio do chorume, além da poluição atmosférica devido à liberação de gases resultante da decomposição anaeróbia da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos. A decomposição desse tipo de resíduo é uma fonte rica em gás metano, denominado Biogás, que possui grande potencial combustível e é um contribuinte antrópico significativo para o aquecimento global. Assim, buscando minimizar a emissão de biogás para atmosfera terrestre de uma forma sustentável, o presente trabalho realizará estudos referentes ao desenvolvimento de um biodigestor, que é um mecanismo que mantém o lixo orgânico em condições de decomposição anaeróbia. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo em escala reduzida, buscando um aproveitamento sustentável dos resíduos orgânicos do Edifício 4R, utilizando o gás gerado como combustível em sistemas de geração de energia e criando soluções que atendam o plano nacional de resíduos sólidos.

Palavras-chave


Biogás; Energia; Lixo; Resíduo sólido; Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, F.C.; PECORA, V.; VELÁZQUEZ, S.; COELHO, S.T.; Biogás de aterro para geração de eletricidade e iluminação. Disponível em: < http://cenbio.iee.usp.br/download/projetos/aterro.pdf >.

ARRUDA, M.H.; AMARAL, L.P.; PIRES, O.P.J.; BARUFI, C.R.V.; Dimensionamento de Biodigestor para Geração de Energia Alternativa. Revista científica eletrônica de agronomia, v. 1, n. 2, 2002. Disponível em: < http://tratamento44.dominiotemporario.com/R10/Lib/Image/art_1729590984_arruda_dimensionamento_biodigestor.pdf>.

COELHO, T.C.; SERRA, J.C.V.; LUSTOSA, J.B.; Alternativa de tratamento de resíduos sólidos e aproveitamento energético através de fornos de queima: uma análise. Disponível em: < www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca/article/download/853/883>.

Confederação Nacional da Indústria. Responsabilidade social empresarial / CNI. – Brasília: CNI, 2006. Disponível em: < http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_24/2012/09/05/246/20121126163820439628a.pdf>.

COSTA, N.J.; GODOY, E.J.; MARCELINO, M.A.; Análise do aproveitamento energético do biogás a partir de células a combustível e queimadores registradores de biogás no caso do aterro sanitário bandeirantes. Disponível em: < http://www.unitau.br/unindu/artigos/pdf548.pdf >.

ELK, Ana Ghislane Henriques Pereira; Mecanismo de Desenvolvimento Limpo III – MDL. Redução de emissões na disposição final; Rio de Janeiro: IBAM 2007. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_publicacao/125_publicacao12032009023918.pdf>.

MACINTYRE, Archibald Joseph. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. 4ª edição, 2010. Minha Biblioteca. Web. 07 August 2013 < http://online.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-216-1964-2/page/549>.

SEIXAS, J.; FOLLE, S.; MACHETTI, D.; Construção e Funcionamento de Biodigestores. Embrapa, 1981. Disponível em: < http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/360894>.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.