Modelamento em elementos finitos: estudo das falhas de aplicabilidade por parte dos profissionais do segmento CAE

Tiago de Bortoli, Leonel M. D. Morales

Resumo


A Análise de Elementos Finitos (FEA) consiste em um método matemático baseado na discretização de um meio contínuo em diversos elementos de tamanho reduzido, ou seja, na subdivisão de um corpo em uma malha de “n” novos elementos, sem que as propriedades do meio inicial sejam alteradas. As soluções aproximadas dos problemas usando o método dos elementos finitos são obtidas por meio de resoluções de equações diferenciais que representam a física da situação real simulada. Este recurso é à base científica da tecnologia CAE (Engenharia Assistida por Computador) e tem aplicabilidade em diversas áreas das ciências exatas. O fácil acesso a softwares CAD/CAE atuais tem despertado o interesse pelo uso da análise de elementos finitos, no entanto as ferramentas numéricas disponíveis, apesar de aparentemente intuitivas, não são suficientes para o alcance de resultados consistentes sem que o usuário possua o devido conhecido técnico. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar a teoria associada às análises de elementos finitos e demonstrar os efeitos e diferenças nos resultados das simulações quando são comparadas malhas geradas automaticamente e malhas que passam por um processo embasado de refinamento.

Palavras-chave


Elementos finitos; Malha; Simulação numérica.

Texto completo:

PDF

Referências


FISH, Jacob; BELYTSCHKO, Ted . Um Primeiro Curso em Elementos Finitos, 2009. Minha Biblioteca. Disponível em: < http://online.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-216-1941-3/page/1>. Acesso em: 22 set. 2013.

KIM, Nam-Ho; SANKAR, Bhavani V.. Introdução à Análise e ao Projeto em Elementos Finitos, 2011. Minha Biblioteca. Web. Disponível em: < http://online.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-216-1959-8/page/vii>. Acesso em: 22 set. 2013.

AKIN, J. Ed..Finite Element Analysis Concepts via SolidWorks, 2009. New Jersey.

HIBBELER, R.C. Mecânica para Engenharia. Vol. Estática. São Paulo. Ed. Pearson Prentice Hall. 12ª edição. 2011.

BEER, F.P. e JOHNSTON, R.E. e EISENBERG, E.R. Mecânica Vetorial para Engenheiros. Vol. Estática. Ed. MacGraw-Hill. 7ª edição. S. P. 2006

LOTTI, et. al. Aplicabilidade científica do método dos elementos finitos, 2006. Maringá, v. 11, n. 2, p. 35-43.

GOIS J.P. e PITERI M.A.. Geração Automática de Malhas de Elementos Finitos e a Estrutura de Dados Winged-Edge Modificada, 2002.

Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, 19060-900 Presidente Prudente, SP, Brasil.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.